terça-feira, 30 de outubro de 2012

Projeto Florestabilidade


Projeto Florestabilidade:      Será implantado na Escola Madre Imaculada

Despertar vocações para carreiras em manejo florestal, difundir o uso sustentável das florestas e oferecer recursos pedagógicos para professores e técnicos extensionistas da Amazônia. Esses são os principais objetivos do projeto ‘Florestabilidade: Educação para o Manejo Florestal’, uma parceria entre o Fundo Vale e a Fundação Roberto Marinho, que conta com o apoio do Serviço Florestal Brasileiro.
  O projeto nasceu da necessidade de se propagar as vantagens econômicas, sociais e  ambientais do manejo florestal num país que possui a maior área contínua de florestas tropicais do mundo, a Amazônia. Estima-se que 75% das florestas da região estejam em áreas públicas, ou seja, locais onde é grande a demanda pela aplicação da Lei 11.284, de março de 2006, que descentraliza a gestão florestal do país, permite o acesso gratuito das comunidades locais aos recursos florestais e a introdução do sistema de concessão como uma alternativa para o uso sustentável das florestas.
    Para desenvolver a ‘florestabilidade’ – um jeito consciente de interagir com a floresta – o projeto levará o manejo florestal para as escolas da educação básica. Utilizando a metodologia do Telecurso, o conteúdo será aplicado em parceria com as secretarias de educação dos estados do Pará, Acre e Amazonas, a partir de oficinas de formação de professores. Nos próximos dois anos, serão envolvidos cerca de 2.500 professores. Os recursos pedagógicos incluem 15 teleaulas de 15 minutos cada, livro do professor, planos de aula, jogos, e um website interativo que vai conectar os participantes do projeto com oportunidades de estudos e de trabalho em manejo florestal.
A metodologia e os materiais pedagógicos também podem apoiar o trabalho de assistência técnica às comunidades da Amazônia. No estado do Pará, 100 extensionistas serão convidados a aderir ao Florestabilidade, utilizando o conteúdo durante suas interações com as comunidades rurais e extrativistas na região. A implementação do projeto na Amazônia se inicia em julho de 2012.
Parceiros :  Fundo Vale e Fundação Roberto Marinho

Um comentário:

Tássia Costa disse...

E isso ai professor, nao vejo a hora deste progeto, por todos nos temos que ajudar a sauvar a nossa belissima floresta...Este aquecimento global, pode destruir nosso pais e mundo....
Amei....
Todos nos alunos da escola Madre Imaculada temos que nos empenhar pra sauvar a natureza e dar bons exemplo para as futuras gerações...
Tássia Caroline.